Skip to main content
[vc_empty_space height=”100px”]

Poupanças dos Portugueses crescem em 2017

 

Segundo dados disponibilizados pelo Banco de Portugal, as poupanças dos portugueses, cresceram 3,7% em 2017, face a 2016, atingindo um total de 295 mil milhões de euros.

Tal significa que os portugueses pouparam mais, distribuindo essa poupança pelos vários produtos  disponíveis no mercado, sendo que em todos se verifica um crescimento dos valores aplicados.

Surpreendentemente os Depósitos a Prazo, continuam a captar o grosso dos montantes aplicados, com uns expressivos 48% do montante num total de 142,7 mil milhões de euros.

Com Taxas médias a rondar os 0,22 % brutos, o que se traduz em 0,16% líquidos!

Tendo presente que a Taxa de Inflação Média em 2017 foi de 1,4%, tal significa que os portugueses perdem poder de compra de ano para ano, ao preferirem os Depósitos a Prazo vs. alternativas.

Igualmente relevante é o facto de os produtos do Estado, Certificados de Tesouro, Certificados de Aforro e Obrigações Tesouro Rendimento Variável (OTRV), captarem 11,5 % das poupanças num total de perto de 34 mil milhões de euros e com uma tendência crescente nos próximos anos, muito por via das OTRV destinadas ao investidor particular.

Em sentido contrário os produtos com maiores riscos e por essa via possibilidade de maiores retornos são os que menor montantes têm aplicados.

De evidenciar a Gestão Discricionária das poupanças, usualmente através dos Departamentos Private das várias Instituições Bancárias presentes em Portugal, com valores na ordem dos 58 mil milhões de euros, sendo aqui de referir os elevados custos e comissionamentos muitas vezes associados a este tipo de Gestão / Aconselhamento.

Na qualidade de Consultor Financeiro Independente, no Grupo Blacktower Financial Management, presente em mais de 13 países e em Portugal desde o ano 2000, estou ao seu dispor para lhe prestar aconselhamento financeiro de forma independente.

A nossa independência permite-nos manter uma estreita ligação com os nossos clientes, de forma a estarmos consonantes e a par das suas necessidades e singularidades.

Não hesite em me contactar.

  • Life Assurance
  • Planos de e para a Reforma
  • Investimentos de Montante Fixo
  • Serviços de Gestão de Património Financeiro

 

Leave a Reply

Medidas Covid-19

De forma global, a propagação do vírus COVID-19 está a afetar pessoas e empresas, exigindo um reajuste das nossas vidas e das formas de estar no dia a dia.
Estamos comprometidos em garantir uma maior 
segurança e bem-estar de todos os colaboradores, clientes e parceiros, tendo adotado um conjunto de medidas preventivas que têm vindo a ser evolutivas e que respondem a este objetivo. 

×